Lisboa foi, pela primeira vez, reconhecida como "Melhor Cidade Património Mundial" e, pela segunda vez, como "Melhor Destino City Break do Mundo" nos World Travel Awards 2024.
A cerimónia de entrega dos prémios, conhecidos como os "Óscares do Turismo", decorreu no domingo no Funchal, na Madeira.
Segundo a Associação Turismo de Lisboa (ATL), as "ações de reabilitação e preservação dos equipamentos culturais" da cidade desenvolvidas nos últimos anos foram "um esforço que é agora reconhecido, pela primeira vez, com o prémio de Melhor Cidade Património Mundial".
"A rica herança histórica e cultural da cidade é indiscutível, reflexo de diferentes civilizações e momentos marcantes na história de Portugal. De destacar o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, a Paisagem Cultural de Sintra e o Real Edifício de Mafra, classificados como Património Mundial da UNESCO. A alma da cidade, o Fado, é também reconhecido como Património Imaterial da Humanidade", refere ainda a associação em comunicado.
A ATL salienta que Lisboa "fortalece também o seu potencial enquanto destino para escapadinhas, recebendo pela segunda vez esta distinção" - como "Melhor Destino City Break do Mundo".
"Com voos diretos a partir de diversas capitais mundiais, temperaturas amenas durante todo o ano, uma oferta diversificada de equipamentos turísticos e culturais e excelentes acessos, estão reunidas todas as condições para atrair turistas de todo o mundo", acrescenta.
Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, afirma que "Lisboa é, hoje, símbolo de autenticidade, excelência e modernidade".
"A dupla distinção reflete a singularidade da cidade de Lisboa, onde a riqueza histórica e cultural se alia a uma constante inovação. Este reconhecimento internacional reforça ainda o papel de Lisboa enquanto destino de excelência, e destaca a importância da preservação do seu património", destaca o autarca.