O "sprinter" britânico Mark Cavendish, com 36 anos, vai regressar à Volta a Itália de bicicleta, nove anos depois da sua última participação, anunciou a Quick-Step Alpha Vinyl, esta segunda-feira.
Cavendish, que já venceu 15 etapas do Giro em cinco presenças, além de 34 triunfos na Volta a França, vai ter pela frente, numa avaliação ao percurso da edição deste ano, cinco tiradas para se impor em discussões em cima da linha de meta.
"Vamos para a Volta a Itália com muita motivação. Temos uma boa equipa, com o Mark [Cavendish] como nosso homem para vencer etapas. Ganhou muitas etapas no Giro e pode confiar no apoio de vários corredores nos frenéticos 'sprints'. Nas outras etapas, lutaremos por cada oportunidade que surgir e veremos o que poderemos fazer", afirmou o diretor desportivo da Quick-Step Alpha Vinyl, Davide Bramati.
A equipa belga estará representada no Giro, além de Cavendish e do seu braço direito, o dinamarquês Michael Morkov, pelo italiano Davide Ballerini, pelo britânico James Knox, pelo suíço Mauro Schmid e pelos belgas Pieter Serry, Bert van Lerberghe e Mauri Vansevenant.
Apresenta-se sem um corredor candidato à geral, mas aposta em estar na discussão pela vitória em etapas. A Volta a Itália começa sexta-feira, em Budapeste, e estende-se até 29 de maio, com final em Verona.
O português João Almeida, antigo ciclista da Quick-Step, vai liderar a UAE Emirates no Giro. Terá o apoio dos compatriotas Rui Costa e Rui Oliveira.