Ao fim de cinco anos de guerra na Síria há toda uma geração de crianças que nunca viveram em paz.
Na próxima quarta-feira, Dia Internacional da Criança, meninos e meninas da comunidade cristã da Síria estarão unidas em oração pela paz no seu país e para todos os seus conterrâneos.
A iniciativa comum de ortodoxos e católicos visa chamar atenção para o sofrimento do povo sírio, nomeadamente dos mais novos. “As crianças do nosso país, Síria, são os pequenos irmãos e irmãs no sofrimento do Menino Jesus. Há mais de cinco anos que têm sido arrastados numa uma guerra cruel, feridos, traumatizados ou mesmo mortos. Muitos perderam os seus pais e tudo o que lhes era querido”, escrevem os patriarcas, numa nota divulgada pela fundação Ajuda à Igreja que Sofre.
“Inúmeras crianças nasceram durante a guerra e nunca viveram em paz. As suas lágrimas e sofrimentos bradam aos Céus”, diz ainda a mensagem.
Os patriarcas e a fundação AIS convidam os fiéis de todo o mundo a unirem-se em oração às crianças e aos cristãos da Síria na próxima quarta-feira.
“Oramos a Ele – Cristo, Rei do Universo, que carrega o mundo nas Suas mãos, nos braços da Sua mãe – para abençoar todos os filhos da Síria. Imploramos-Lhe, o único que pode trazer a paz: ‘Protege e salva os filhos desta terra! Ouve as nossas orações, agora! Não demores mais na concessão de paz à nossa terra! Olha para as lágrimas das crianças; enxuga as lágrimas das mães; silencia os gritos de dor!’”, lê-se ainda na nota.