A semana arranca com mais uma subida no preço do gasóleo. O aumento será de um cêntimo. Já no caso da gasolina os preços vão manter-se inalterados.
Assim, quando for abastecer, deverá pagar 1,698 euros por litro de gasóleo simples e 1,823 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Os preços são definidos por cada operador, sendo estes apenas valores médios e de referência. Mesmo dentro da mesma rede de abastecimento, os preços podem ser muito diferentes de localização para localização.
Os preços dos combustíveis estão a subir há cinco semanas consecutivas, estando no nível mais elevado deste ano.
Para encontrar o preço do gasóleo em valores mais elevados é preciso recuar a 21 de novembro do ano passado, já para o mesmo valor pago pelo litro de gasolina é preciso recuar a 7 de novembro.
Os novos preços já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento dos preços dos combustíveis.
Recorde-se que o Governo voltou a reduzir os apoios aos combustíveis, agravando em dois cêntimos a taxa de carbono no gasóleo e em 1,8 cêntimos na gasolina.