O Presidente dos EUA, Joe Biden, e o seu homólogo chinês, Xi Jinping, irão reunir-se em novembro, em São Francisco (EUA), confirmou esta terça-feira a Casa Branca.
A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse que espera que esta reunião, cuja possibilidade já tinha sido antecipada pelo Governo chinês, seja "construtiva", após promessas dos dois líderes de tentar restabelecer as relações entre Estados Unidos e China.
Embora Jean-Pierre não o tenha especificado, esta reunião deverá realizar-se à margem do Fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC), que ocorre em meados de novembro, em São Francisco.
Na semana passada, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, e o ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, reuniram-se em Washington, num encontro que foi interpretado como uma preparação deste encontro ao mais alto nível.
Biden e Xi fizeram promessas de procurar restabelecer as relações económicas e diplomáticas, depois de um longo processo de divergências e incidentes iniciado com a "guerra económica" declarada à China pelo ex-Presidente norte-americano Donald Trump em 2016.