​Mais estudantes? É preciso “garantir que não abandonam” os estudos, diz ministro
27-09-2020 - 12:15
 • Pedro Filipe Silva , Cristina Nascimento

Ministro da Ciência e Ensino Superior diz que, apesar do aumento de alunos, os acordos com unidades hoteleiras vão permitir colmatar a falta de alojamento nas residências universitárias.

Veja também:


O ministro da Ciência e Ensino Superior mostra-se satisfeito com o aumento de alunos colocado no Ensino Superior, mas lembra que é importante combater o abandono escolar e garantir condições para que terminem os seus cursos.

“Temos que garantir que eles prosseguem os estudos, que não abandonam e que se graduam porque é uma oportunidade única de termos mais estudantes e mais graduados no Ensino Superior em Portugal”, diz o governante à Renascença.

Manuel Heitor destaca ainda um sinal claro de “diversificação de escolhas e um aumento nas colocações em primeiras opções”.

“É muito importante, termos mais jovens colocados nas suas opções”, diz.

Questionado sobre a falta de camas para os estudantes universitários, o ministro nega que o cenário seja “preocupante” e lembra os acordos que estão a ser feitos com unidades hoteleiras.

“Temos muitos novos estudantes, temos também um compromisso grande de abertura dos alojamentos locais e dos hotéis que, obviamente, têm uma capacidade instalada grande. Foram e estão a ser feitos um conjunto de acordos com associações de hotéis locais e de alojamentos locais em todo o país. É um esforço conjunto, mas é também uma oportunidade”, remata o ministro.