Um bebé nasceu a bordo de um avião da Força Aérea, esta segunda-feira, em pleno Oceano Atlântico.
A informação é dada pela própria Força Aérea, que indica que o nascimento aconteceu esta segunda-feira, às 08h05, hora dos Açores, 09h05 em Portugal Continental. A mãe, grávida de 35 semanas, foi transportada da ilha de Santa Maria em direção a São Miguel "quando uma menina bebé decidiu que era o momento de nascer".
"Dez minutos depois de descolar, a bebé nasceu a bordo do avião da Força Aérea, em pleno Oceano Atlântico", é dito. Dez minutos depois do nascimento, o avião aterrou em São Miguel e mãe e bebé foram encaminhadas para a unidade hospitalar local, "encontrando-se bem de saúde".
Em comunicado, a Força Aérea indica que este é já o quarto nascimento a bordo do avião C-295M desde que entrou em operação em 2009 - numa das missões nasceram duas gémeas. Ao todo, já nasceram 35 bebés a bordo de aeronaves da Força Aérea.
No avião, um C-295M destacado para encurtar a distância da grávida a São Miguel, seguia também uma equipa de saúde civil. É habitual a Força Aérea ser utilizada para transportes médicos nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, para encurtar distâncias e colmatar "a ausência de cuidados hospitalares em determinadas ilhas".