A ministra da Agricultura disse esta quarta-feira, no Parlamento, que está a ser criado um novo apoio para o setor apícola, que se tratará de um apoio à colmeia.
Em audição na comissão parlamentar de Agricultura, questionada sobre as queixas dos apicultores, Maria do Céu Antunes disse que o programa de apoio aos apicultores para os anos de 2023 a 2027 tem 21,5 milhões de euros, o que afirmou ser mais 26% face ao programa anterior, e que o Governo está a desenhar um novo apoio, o apoio à colmeia.
"O que pretendemos é não só ter este apoio, mas criar uma medida, que pela primeira vez nos autorizam, que é o apoio à colmeia. Vamos trabalhar [para isso] na próxima revisão do PEPAC [Plano Estratégico da Política Agrícola Comum]", afirmou, não revelando detalhes de como será esse apoio.
Na última década aumentou em 50% o número de colmeias em Portugal, acrescentou.
Os apicultores têm vindo a exigir apoios do Governo para que esta atividade e as abelhas não morram, acusando a ministra da Agricultura de não lhes ligar quando o setor enfrenta quebras de produção devido à seca.