Organizações de ajuda humanitária na Grécia. "Perigoso e deplorável" o uso de gás pimenta sobre migrantes
10-04-2016 - 15:36
A polícia de fronteira da Macedónia usou gás pimenta e balas de borracha para travar centenas de migrantes de derrubarem a vedação que separa o campo de refugiados na fronteira com a Grécia. Várias pessoas foram feridas com balas de borracha e gás pimenta lançado polícia da Macedónia.
Organizações de ajuda humanitária, a trabalhar nos campos de refugiados na Grécia, condenaram como "deplorável" e "perigoso" o uso de balas de borracha e gás pimenta, pela polícia de fronteira da Macedónia, contra cerca de 500 pessoas que tentavam passar a vedação da fronteira com a Grécia, durante a manhã de domingo. Várias pessoas ficaram feridas.
De acordo com a Reuters, um grande grupo de migrantes abordou a polícia na tentativa de passar a fronteira. Depois de obterem uma resposta negativa, avançaram para a vedação.
Mais de 10 mil refugiados vivem no campo de Idomeni desde Fevereiro. Os migrantes pedem que a barreira seja eliminada de forma a poderem continuar em direcção ao norte da Europa.
Durante 2015, mais de um milhão de pessoas fugiram dos países em guerra, do médio oriente. A União Europeia fez este ano um acordo com a Turquia que prevê que todos os migrantes que cheguem ilegalmente à Grécia sejam deportados para a Turquia, se não cumprirem os critérios necessários para um pedido de asilo.