Veja também:
O presidente da Comissão Europeia quer saber de Portugal consegue regressar ao “caminho certo”, antes de ser tomada uma decisão definitiva sobre sanções por incumprimento das metas do défice.
Numa entrevista à revista alemã “Der Spiegel”, divulgada esta sexta-feira, Jean-Claude Juncker diz que, “dentro em breve”, vai conversar com os governos de Portugal e de Espanha, que também está na mira de Bruxelas.
O objectivo é, segundo Juncker, “verificar se os dois países têm vontade e capacidade de colocar as suas economias estruturalmente de volta no caminho certo.”
O presidente da Comissão Europeia foi questionado pelo "Der Spiegel" sobre as violações de França às regras europeias. Juncker afirma que o Pacto de Estabilidade está a ser aplicado com "sabedoria" e de forma "racional".
"A França encontra-se numa situação económica difícil e o Governo tomou várias medidas para trazer ordem ao Orçamento. Ao fazê-lo, a França está em conformidade com a lei. E a Comissão está a tomar decisões com base na legislação aplicável, que eu recomendo a leitura", declarou Juncker.
As declarações do presidente da Comissão Europeia são conhecidas no final de uma semana em que Bruxelas abriu um processo sancionatório contra Portugal e Espanha por incumprimento da meta do défice em 2015.
Apesar de abrir portas à aplicação de sanções, a decisão está agora do lado dos ministros das Finanças da União Europeia, que se reúnem na próxima terça-feira.