Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
Mais de 30% da atividade de consulta e cirurgia que tinha sido suspensa, devido à pandemia do novo coronavírus, já tinha sido remarcada, até ao final da semana passada, de acordo com a ministra da Saúde.
"No final da semana passada já havia mais de 30% de atividade remarcada, sem recursos adicionais, e o trabalho vai ser continuado nos próximos dias e semanas. Temos a confiança de que o Serviço Nacional de Saúde vai continuar a responder em época de não-Covid ou de menor incidência com o mesmo desempenho da pandemia", afirmou Marta Temido, este domingo, a conferência de imprensa de atualização da situação pandémica em Portugal.
Dermatologia, ortopedia, oftalmologia e neurologia são as especialidades médicas com mais listas de espera para consultas externas, tal como já acontecia na era antes da Covid-19. No caso das cirurgias, as duas especialidades mais afetadas são a oftalmologia e a ortopedia.
Marta Temido chamou, ainda, atenção para a preocupação com a neurocirurgia, área em que alguns atos não têm alternativa noutro setor.