As novas medidas de combate à Covid-19:
- Costa vai discutir com Marcelo novo estado de emergência
- Consulte o mapa e a lista de concelhos abrangidos pelas restrições
- Reforço do SNS com enfermeiros reformados e mais camas em Cuidados Intensivos
- Primeiro-ministro avisa: "Novembro vai ser duro"
A Linha SNS24 vai passar a emitir declarações provisórias de isolamento profilático por causa da Covid-19, que justificam as faltas ao trabalho, anunciou o primeiro-ministro este sábado, depois de um Conselho de Ministros extraordinário em que foram decididas novas restrições sociais face ao aumento de infeções no país.
“A partir de agora a Linha Saúde 24 procederá à emissão direta das declarações de isolamento profilático para que as pessoas não tenham que ainda recorrer ao centro de saúde ou ao médico de saúde pública da área de residência para obter declaração para justificar as faltas quando é declarado o isolamento profilático”, precisou António Costa.
O chefe do Governo justificou esta medida com a necessidade de “agilizar aquilo que tem sido o relacionamento de muitos utentes da Linha Saúde 24 com a obtenção das declarações para justificar as faltas à entidade patronal e obtenção de pagamento por parte da segurança social”.
A medida permite aliviar eventual pressão sobre os centros de saúde quando há necessidade de isolamento profilático após contacto com pessoas infetadas.
No comunicado do Conselho de Ministros define-se que é criada “a declaração provisória de isolamento profilático preventivo na sequência de contacto com o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde”.