Concorrência levou Rodrigo Fernandes do Sporting para o FC Porto. "Pode ser mais-valia"
03-09-2021 - 14:30
 • Sílvio Vieira com Renascença

Zé Pedro, adjunto de Silas, garante que o médio-defensivo, de 20 anos, tem "imenso potencial" e pode saltar da equipa B para a principal, para brilhar no meio-campo do FC Porto.

Zé Pedro, adjunto de Jorge Silas no Sporting, compreende a mudança de Rodrigo Fernandes para o FC Porto, dado que a concorrência no Sporting era muito forte.

O médio-defensivo, de 20 anos, que há duas épocas foi lançado por Silas na equipa principal do Sporting, protagonizou uma das transferências mais surpreendentes no fecho da janela de verão, ao rumar ao FC Porto, onde será na equipa B e terá oportunidade de rodar na II Liga. Em entrevista a Bola Branca, Zé Pedro diz que entende a decisão de um jogador que chegou a ser considerado uma das promessas de Alcochete, mas não conseguiu consolidar posição no plantel de Rúben Amorim.

"Não me surpreende muito, porque o Palhinha manteve-se e está num nível muito alto, o Matheus Nunes também surgiu na substituição do João Mário e encontra-se também muito bem. Mas [Rodrigo Fernandes] é um miúdo com imenso potencial e que possivelmente pode ser uma mais-valia [no FC Porto]", assevera.

No Porto, Rodrigo Fernandes terá obstáculos do mesmo nível para integrar a equipa principal. No entanto, Zé Pedro entende que, ao contratá-lo, a equipa portista está a dar um sinal de que poderá vir a contar com o médio. Para já, prevê o treinador, o seu habitat será a formação secundária, ao comando de António Folha:

"O Rodrigo tem 20 anos e, se o FC Porto o contratou, por alguma coisa é. Sem desprimor aos outros clubes, foi o Porto que o contratou e, para o contratar ao Sporting, é porque vê nele capacidade para evoluir."

Defesa, não. Rodrigo promete é no meio-campo


Rodrigo Fernandes fez um jogo pela equipa B do Sporting, esta época, na Liga 3, e foi utilizado como central à esquerda, numa linha de três. Uma posição que não potencia as suas capacidades, considera Zé Pedro, que o vê como um médio defensivo com muita margem de progressão.

"Com dois centrais e com uma saída a três constante, em que um dos médios possa baixar ao lado dos centrais para fazer essa linha de três a construir, mas depois, com o decorrer do jogo e da bola ir para a frente, o Rodrigo assumir novamente a posição de médio-defensivo, aí, sim, vejo o Rodrigo com imensa capacidade", analisa.

Rodrigo Fernandes seguiu do Sporting para o Porto, numa troca que envolveu a ida de Marco Cruz, de 17 anos, do Dragão para Alvalade. Um negócio promovido e intermediado por Jorge Mendes. Rodrigo Fernandes foi inscrito na I Liga pelo FC Porto. Marco Cruz, ainda com idade de júnior de 1.º ano, poderá ainda ser inscrito pelo Sporting.