Pelo menos 19 pessoas morreram, incluindo nove crianças, num incêndio num prédio no bairro de Bronx, em Nova Iorque, que já foi classificado como o pior em 30 anos.
No local, um
edifício de 19 andares, estiveram cerca de 200 bombeiros.
Mais de 60 pessoas estão a ser tratadas por ferimentos provocados por queimaduras ou inalação de fumo. Outras 32 pessoas estão em risco de vida.
Os feridos foram transportados para cinco hospitais, a maior parte deles por inalação grave de fumo, disse o comissário dos bombeiros Daniel Nigro, segundo o qual os bombeiros “encontraram vítimas em todos os andares”.
Segundo Daniel Nigro, o incêndio começou num apartamento duplex que abrangia o segundo e terceiro andares. Os bombeiros encontraram a porta do apartamento aberta, o que pode ter levado a uma mais rápida propagação das chamas e do fumo.
O mesmo responsável comparou a gravidade do incêndio ao que ocorreu em 1990 num clube e que provocou a morte de 87 pessoas.
A maioria das vítimas mortais faleceu devido a inalação de fumo provocado pelas chamas.
Ainda não se sabe o motivo que estará na origem das chamas.
O incêndio em Nova Iorque acontece poucos dias depois de outro incêndio em Filadélfia que provocou 12 mortes, oito delas crianças.