Benfica tenta confirmar quartos de final da Liga dos Campeões na receção ao Club Brugge
07-03-2023 - 10:01
 • Renascença com Lusa

Os encarnados, que nunca foram derrotados por equipas belgas em casa, até podem perder pela vantagem mínima, devido à vitória por 2-0 obtida na primeira mão dos oitavos de final.

O Benfica recebe o Clube Brugge, esta terça-feira, na tentativa de se apurar para os quartos de final da Liga dos Campeões.

Face à vitória, por 2-0, na primeira mão, na Bélgica, o Benfica até pode perder pela vantagem mínima, na Luz, para garantir a sexta presença nos quartos de final na "era Champions". As cinco primeiras foram 1994/95, 2005/06, 2011/12, 2015/16 e 2021/22.

O Club Brugge, que brilhou na fase de grupos (venceu por 4-0 no Dragão), anda muito longe das boas exibições do início de época. Tem apenas duas vitórias nos 13 jogos que fez depois do Mundial 2022.

Já o Benfica está numa série de quatro vitórias consecutivas. Os encarnados, que superaram quatro (2005/06, 2011/12, 2015/16 e 2021/22) de cinco presenças nos "oitavos" - caíram somente em 2016/17, com o Borussia Dortmund -, estão também invictos na receção a belgas e na atual edição da Champions, mesmo frente a Juventus e PSG. Em casa, com equipas da Bélgica, o Benfica soma oito vitórias e dois empates.

O Benfica não perde para a Liga dos Campeões há 12 jogos (11 esta época). Está a um jogo de superar o recorde nacional do FC Porto (2003 a 2005).

Na conferência de imprensa de antevisão da receção ao Brugge, Roger Schmidt confirmou as disponibilidades de Bah, Guedes e Chiquinho e assumiu que, apesar de difícil, é possível vencer a Liga dos Campeões.

"Todas as equipas que estão nas eliminatórias podem ganhar a Liga dos Campeões, mas não com a mesma probabilidade. Para as equipas com orçamento mais pequeno, há uma possibilidade mais pequena. Para as equipas com orçamento maior, há uma possibilidade maior. Mas claro que é possível. Nada é impossível no futebol, a este nível. No entanto, neste momento, estamos muito focados em chegar aos quartos de final, o que, para um clube como o Benfica, já é um grande feito. Ainda não está assegurado. Passo a passo, vamos tentar chegar até ao fim", frisou.

Já o treinador do Club Brugge, que não escapou a questões sobre possível despedimento após a eliminatória com o Benfica, afirmou que aquilo que viu na primeira mão "dá muita confiança" para o jogo na Luz.

"Foi um primeiro jogo competitivo, tivemos um golo anulado e o jogo foi equilibrado. Ficou decidido em dois erros nossos. Mas claro que o que fica é o resultado, mas espero que consigamos tornar o jogo num grande desafio para o Benfica. O que vi na primeira mão foi uma equipa confiante e isso dá-me grande confiança", sublinhou Scott Parker.

O Benfica tem quatro jogadores que, se virem o amarelo frente ao Brugge, falharão a primeira mão dos quartos de final, em caso de apuramento. São eles Otamendi, Florentino, João Mário e Gonçalo Ramos.

O Benfica-Club Brugge, com arbitragem do turco Halil Umut Meler, está marcado para as 20h00, no Estádio da Luz. Terá relato em direto na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.