Tonel: "Sporting é mais sólido, mas Darwin pode decidir o dérbi"
14-04-2022 - 12:45
 • João Fonseca

O antigo central aposta na titularidade de Ugarte e de Nuno Santos para atacar um jogo que é decisivo para os leões: "Tudo o que não seja ganhar, praticamente que arruma com a questão do título".

Para o Sporting, "tudo o que não seja ganhar" frente ao Benfica, no próximo domingo, "praticamente arruma com a questão do primeiro lugar".

A opinião é de Tonel, antigo defesa-central dos leões, que encara o dérbi em Alvalade como decisivo para o Sporting nas contas do título.

"Tudo o que não seja ganhar, praticamente que arruma com a questão do primeiro lugar. Se o Porto cumprir a obrigação contra o Portimonense, em casa, e se o Sporting não vencer, ficará a oito ou nove pontos, com 12 a faltar por disputar no campeonato. Praticamente entrega o título. Para o Benfica, o jogo não tem peso nenhum, sem ser querer terminar a época o melhor possível", afirma, em declarações a Bola Branca.

O antigo defesa-central analisa um Benfica de "altos e baixos", mas que "caiu de pé em Liverpool". As águias empataram, na quarta-feira, em Anfield, e foram eliminadas da Liga dos Campeões.

No conjunto de Nélson Veríssimo destaca-se Darwin Nuñez, um avançado que "pode ajudar a decidir um jogo". Já o Sporting, clube onde esteve cinco temporadas, "é uma equipa mais sólida" e que também pelo facto de jogar em Alvalade, terá, "em teoria, alguma vantagem".

"Fantástico" Ugarte apontado ao 11

Rúben Amorim não vai poder utilizar Matheus Reis que está castigado por ter visto o quinto cartão amarelo frente ao Tondela, na última jornada. Feddal é dúvida, por lesão, e João Palhinha regressa após limpar o seu registo disciplinar.

Tonel aposta na manutenção dos três centrais que atuaram em Tondela, Neto, Coates e Inácio, com Nuno Santos a fazer toda a ala esquerda. O antigo defesa conclui que existem "mais opções" e que numa equipa estabilizada "não é um jogador que faz a uma equipa".

Quanto ao meio -campo, Ugarte deve levar vantagem sobre Palhinha. Tonel entende que o uruguaio tem estado "fantástico", embora o internacional português "seja muito forte" defensivamente.

No entanto, Ugarte "acrescenta mais em termos ofensivos" e considera que será este o escolhido para o onze que irá iniciar o jogo com o rival Benfica.

O dérbi Sporting-Benfica, em Alvalade, joga-se no próximo domingo, dia de 17 abril, com pontapé de saída marcado para as 20h30. O jogo terá relato na Renascença e acompanhamento, ao minuto, em rr.sapo.pt.