Suécia defende que Europa pode receber um milhão de refugiados por ano
16-09-2016 - 21:59

Posição está em rota de colisão com a política de portas fechadas preconizada por vários países do Leste da Europa.

Veja também:


A União Europeia (UE) tem capacidade para receber um milhão de refugiados por ano, garante o ministro sueco da Justiça e Migração.

Em entrevista à agência Reuters, Morgan Johansson defende a imposição de novas regras de asilo por maioria de votos se não for possível alcançar um consenso.

“A Europa, enquanto continente, deve assumir a sua responsabilidade pela crise global dos refugiados”, afirma o governante sueco.

“Somos o continente mais rico do mundo e é óbvio que, se alguém pode lidar com esta situação, é a Europa com os seus 500 milhões de habitantes”, sublinha Morgan Johansson.

Com uma tradição de acolhimento, a Suécia foi o país da União Europeia que mais refugiados aceitou, no ano passado, proporcionalmente aos seus 10 milhões de habitantes.

A posição do ministro sueco choca de frente com outros Estados-membros da UE, que se opõem ao regime de quotas obrigatórias de acolhimento de refugiados.

Com uma forte política anti-imigração, a Hungria vai mesmo realizar um referendo ao plano de relocalização de refugiados da União Europeia.

Durante o ano passado, cerca de 1,3 milhões de migrantes chegaram às costas da Europa, provenientes de países como Síria, Iraque, Afeganistão ou Eritreia.