"Nuno Júdice representa, tal como Guerra Junqueiro, a escrita do desassossego", afirma Maria do Céu Quintas, a autarca de Freixo de Espada a Cinta, a vila do distrito de Bragança que acolhe de 1 a 3 de junho a segunda edição do Freixo Festival Internacional de Literatura.
A entrega do prémio ao poeta Nuno Júdice é um dos pontos altos da programação do primeiro dia. O Prémio Literário Guerra Junqueiro vai estar à conversa com a jornalista Ana Sousa Dias, depois das 21h15 no auditório municipal.
Outro dos destaques deste festival, que se afirma como um evento de carácter ibérico e lusófono, será o lançamento de um livro sobre a vida e obra do poeta e escritor Guerra Junqueiro, natural de Freixo de Espada a Cinta e que será feito pelo socialista José Lello. O lançamento marcado para o dia 2 às 15h30 na Feira do Livro no Jardim da Seda antecede uma conferência em torno de Guerra Junqueiro que reunirá, entre outros, o jornalista António Valdemar, o médico e escritor Ronaldo Correia de Brito e o filósofo André Moshe Veríssimo.
O festival contará também com alguns momentos artísticos de rua, nomeadamente no dia 2 às 21h na Praça José Álvares com uma opereta popular que dará corpo ás palavras de Guerra Junqueiro com "O Melro". A encenação é assinada pelo encenador e dramaturgo Moncho Rodriguez.
Para a autarca de Freixo, o festival "responde a um caminho de promoção que coloca Freixo de Espada a Conta na afirmação de um território de conhecimento, cultura e saber, ao mesmo tempo que galvaniza a obra de Guerra Junqueiro."
A segunda edição deste festival que se assume como transfronteiriço contará também com presenças vindas do Brasil. É o caso do escritor, jornalista e tradutor Bernardo Carvalho que se irá juntar ao fadista Nuno da Câmara Pereira e à jornalista e escritora Isabel Lucas num debate em torno da língua portuguesa e a relação entre política e literatura. Este encontro decorrerá dia 1 às 18h30 no auditório municipal.
A marcar o dia de arranque do festival que coincide com o Dia Mundial da Criança está prevista a presença de centena e meia de crianças portuguesas e espanholas. Entre outras iniciativas em agenda, destaque ainda para o lançamento do livro "Animais e Animenos" de Rita Taborda Duarte - filha do escritor Mário de Carvalho - com ilustrações do artista plástico Pedro Proença.
O festival contará também com a presença de escritores como João Morgado e Luis Osório que estarão na Feira do Livro a dar autógrafos. No último dia de festival, dia 3, está programado um passeio de barco entre as encostas do Douro Internacional. Será neste cenário que serão declamados poemas de Guerra Junqueiro.
Esta segunda edição ficará também marcada pelo anúncio da criação do Prémio Guerra Junqueiro no Brasil. O momento será assinalado com a presença do secretário da Cultura de Juazeiro do Norte, do Ceará.