Ajuda portuguesa à Ucrânia segue também por via aérea
08-03-2022 - 13:25
 • Fátima Casanova

Maria Umleva é ucraniana e reside em Sintra. Conta à Renascença como tem feito para fazer chegar medicamentos, produtos de higiene e alimentos ao seu país.


Veja também:


A ajuda humanitária portuguesa tem estado a chegar aos refugiados ucranianos através de transporte terrestre e também por via aérea. Maria Umleva, ucraniana a residir em Sintra, já conseguiu recolher medicamentos, produtos de higiene e alimentos, que encheram cinco camiões.

O primeiro camião chegou na sexta-feira passada a Lviv e, nesta altura, há três que estão em transito. Conseguir transporte tem sido uma das maiores preocupações.

Nesta semana deve ter seguido também ajuda num avião militar com destino à Polónia, avançou à Renascença Maria Umleva.

“Enviámos por avião militar, que também deveria ter partido na segunda-feira. E enviámos dois carros com medicamentos para o Montijo para carregar neste avião, que deveria partir com médicos portugueses”.

Maria Umleva, ucraniana que tem estado a promover a recolha de bens essenciais para enviar para a Ucrânia, em declarações à jornalista Fátima Casanova.

A Renascença aguarda, entretanto, mais esclarecimentos do Estado Maior General das Forças Armadas sobre a ajuda humanitária que está a ser dada aos ucranianos.