As autoridades chinesas confirmaram a sexta vítima mortal por infeção do coronavírus, que provoca uma espécie de pneumonia, na cidade chinesa de Wuhan.
O novo balanço foi feito pelo autarca da cidade, numa mensagem televisiva, citada pela agência Reuters. Também estão confirmados 258 casos.
Entretanto, a Comissão Nacional de Saúde da China anunciou que a nova estirpe é transmissível entre seres humanos.
Os peritos chineses confirmam que o vírus pode ser transmitido de pessoa para pessoa e já infetou, inclusivamente, funcionários de um hospital.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reunir de emergência o seu comité de peritos, esta quarta-feira. Os peritos vão decidir se o surto que começou na China constitui ou não uma emergência internacional.
O novo coronavírus foi identificado em Wuhan, na China, onde duas centenas de pessoas foram contagiadas. Também há dois casos confirmados no Japão e na Coreia do Sul, de pessoas com origem na China.
Quais as recomendações?
- Evite o contacto próximo com pessoas que sofram de infeções respiratórias agudas.
- Lave frequentemente as mãos, especialmente após contacto direto com pessoas doentes.
- Evite o contacto com animais.
- Adote "medidas de etiqueta respiratória", como tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir e lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir.
Se quem viajar para aquela região da China apresentar sintomas sugestivos de doença respiratória, durante ou após a viagem, deve procurar atendimento médico e informar o médico sobre a história da viagem. Poderá ainda ligar para o número de telefone 808 24 24 24 (SNS24).
[notícia atualizada às 10h00]