Uma procura global foi lançada para encontrar um dos instrumentos mais icónicos do mundo da música, o baixo original de Paul McCartney.
A guitarra que o elemento dos Beatles tocou nas gravações de “Love Me Do”, “She Loves You” e “Twist and Shout” é agora procurada através do projeto The Lost Bass, que apela para mais informações sobre aquele que descreve como "o baixo mais importante da história".
Segundo a BBC, Paul McCartney comprou o instrumento, da Höfner, por 38 $ (cerca de 35€), em Hamburgo, na Alemanha, em 1961, mas desapareceu oito anos depois.
A procura pelo instrumento começou depois de McCartney ter pedido aos fabricantes da marca que localizassem o instrumento.
Agora, Nick Wass lidera este projeto de busca, juntamente com dois jornalistas na tentativa de resolver o “maior mistério da história do rock and roll".
À BBC, Wass revelou que Mccartney lhe perguntou sobre o baixo durante uma conversa recente, tendo começado assim a campanha para encontrá-lo.
Ainda sem confirmações, suspeita-se que o instrumento musical tenha sido guardado- e desaparecido- depois dos Beatles terem terminado as gravações da música Get Back, em 1969.
“Embora ninguém saiba realmente o que aconteceu com o baixo, é muito provável que ele tenha sido roubado. Até hoje permanece um mistério”, disse Wass. “Mas existe alguém, em algum lado, que sabe o que aconteceu com esse baixo e onde está agora. A informação vai estar disponível se a pessoa certa se apresentar.”
No site do projeto é possível ver fotos do instrumento original e informações que desde a compra ao seu desaparecimento. A equipa criou ainda uma lista de verificação e formas de filtrar falsificações.
Mas como identificar o baixo?
De acordo com o The Lost Bass, o baixo deverá ter o logótipo da Höfner, que está escrito verticalmente no modelo original, embora posteriormente, as novas versões sejam já na horizontal.
O baixo perdido de McCartney recebeu igualmente uma pintura mais escura, teve o protetor de pérola removido e os dois captadores foram montados numa única peça de madeira preta.
Ainda no site do projeto, deixam um apelo: “com uma pequena ajuda de nossos amigos – de fãs e músicos a colecionadores e lojas de música – podemos levar o baixo de volta ao lugar onde antes pertencia. Paul McCartney deu-nos muito nos últimos 62 anos. O projeto Lost Bass é a nossa chance de retribuir.”
O apelo público começou há 48 horas, mas a equipa do projeto já recebeu centenas de novas pistas, incluindo duas de particular interesse que estão a ser acompanhadas.