Os governos da Polónia e da Hungria já deram os parabéns à coligação de direita e extrema-direita pela vitória nas eleições gerais deste domingo em Itália.
O primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, enviou uma mensagem através da rede social Twitter a Giorgia Meloni, líder do partido Irmãos de Itália, o mais votado, de acordo com as primeiras projeções.
"Parabéns Giogia Meloni", pode ler-se na mensagem do conservador Mateusz Morawiecki, que partilha o mesmo grupo político que Meloni no Parlamento Europeu.
O Governo da Hungria também já se congratulou pela vitória da coligação de direita e extrema-direita em Itália.
Balazs Orbán, diretor político do primeiro-ministro húngaro, Vicktor Orbán, escreveu nas redes sociais uma mensagem de parabéns.
“Parabéns Giorgia Meloni, Matteo Salvini e Silvio Berlusconi pelas eleições de hoje! Nestes tempos difíceis, mais do que nunca precisamos de amigos que partilhem uma visão comum e abordagem aos desafios na Europa", declarou.
“Longa vida à amizade Hungria-Itália”, rematou o assessor do primeiro-ministro da Hungria, país que está na mira da Comissão Europeia devido a atropelos ao Estado de direito.
As primeiras projeções das eleições legislativas em Itália dão a vitória aos "Irmãos de Itália" de Giorgia Meloni com uma votação entre os 22% e os 26%. A coligação de direita deverá ter um resultado entre os 41% e os 45%.
A confirmarem-se os resultados, Meloni poderá ser a primeira mulher a assumir o cargo. Este resultado pode dar à direita a elieção de 227 a 257 deputados.