O secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, vai presidir à peregrinação internacional aniversária ao Santuário de Fátima em Outubro de 2016, disse à agência Ecclesia o bispo de Leiria-Fátima.
“Tínhamos feito o convite e ele ter-se-á aconselhado com o Papa, que lhe terá dito: ‘vais abrir o caminho, vai como percursor’”, adiantou D. António Marto, em Roma, no fim da visita “ad Limina” dos bispos de Portugal, que terminou este domingo.
O bispo de Leiria-Fátima falou com o secretário de Estado do Vaticano, o “número dois” da hierarquia católica, que referiu nunca ter ido a Fátima.
“Ele disse-me: ‘vou de certo modo egoisticamente, porque é a primeira vez que vou a Fátima. Nunca lá estive e tenho desejo profundo de conhecer’”, disse D. António Marto.
A primeira peregrinação internacional aniversária ao Santuário de Fátima, no último ano de preparação para o centenário das aparições, em Maio de 2016, vai ser presidida por D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, afirmou também o bispo de Leiria-Fátima.
No encontro dos bispos de Portugal com o Papa, Francisco expressou novamente a vontade de ir a Fátima.
Para D. António Marto, o Papa “tem mesmo um desejo profundo, interior, de ir a Fátima, em Maio de 1017”.
O centenário das aparições e a relevância do Santuário de Fátima foi um tema que marcou a visita “ad Limina”, que decorreu esta semana, onde “vários prefeitos” das Congregações do Vaticano sublinharam a sua importância, acrescentou D. António Marto.
De acordo com o bispo de Leiria-Fátima, na Congregação para a Doutrina da Fé foi comunicado que o centenário das aparições não se reduz a eventos, mas acontece “a partir de um programa pastoral de evangelização ao longo de sete anos”.
Na Congregação para a Educação Católica falaram sobre o Centro de Mariologia, de estudos mariológicos, em Fátima, e no Conselho Pontifício para a Nova Evangelização foi afirmada a centralidade do Santuário para a “irradiação do Evangelho em todo o mundo”, acrescentou D. António Marto.
O Santuário de Fátima celebra em 2017 o centenário das aparições na Cova da Iria, que aconteceram em 1917 entre Maio e Outubro, no dia 13 de cada mês, excepto Agosto, a 19.
Nas celebrações deste sábado, em Fátima, o bispo de Itaituba, D. Wilmar Santin, convidou os peregrinos a seguir Maria como modelo de vida.
“Maria é o principal modelo de como se deve escutar e acolher a palavra de Deus na vida”, declarou o bispo brasileiro, que preside à peregrinação internacional de Setembro.