A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) lança um novo alerta aos contribuintes sobre emails fraudulentos, supostamente provenientes do Portal da Finanças, com um link para páginas maliciosas.
O alerta de "phishing", divulgado na página de Facebook da AT, chega no dia em que termina o prazo para a entrega da declaração anual de IRS.
"Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos 'links' sugeridos", esclarece o Fisco, que pede ainda que os contribuintes ignorem estas mensagens.
O endereço utilizado nos emails fraudulentos é o osrodeck-lutomiersk@salezjanie.pt, que pede aos contribuintes para preencherem um formulários e receber, desta forma, o reembolso do IRS.
Trata-se do segundo alerta emitido pela AT este mês.
A 9 de junho, o Fisco publicou uma mensagem no Portal da Finanças sobre emails de teor fraudulento com endereços como alfandega@ctt.pt, no qual também se pede que se carregue em vários links direcionados para páginas maliciosas.
Num exemplo dessas mensagens, os destinatários eram informados da necessidade de pagar os custos de IVA de uma encomenda, seguindo os 'links' sugeridos na mensagem fraudulenta.
Em maio, a AT emitiu também dois alertas, um no último dia do mês sobre ‘phishing’ através de mensagens de texto (SMS) fraudulentas enviadas de números como, por exemplo, o número 932 212 199", que a AT disse ser "alheia" e avisou que visam induzir maliciosamente os destinatários a aceder a 'links' para páginas fraudulentas que querem recolher informação pessoal e confidencial para uso ilícito.
O outro alerta em maio, duas semanas antes, denunciou o envio de ‘emails’ falsos provenientes do endereço 'autoridade_tributaria@suporteemail.online'.
Também em abril, a AT alertou sobre o envio de correio eletrónico malicioso proveniente de endereços como 'AutoridadeTributaria@helpdeskpt.xyz' ou 'AutoridadeTributaria@payplall.com', com o assunto “AT – Consulta IRS”, nas quais se pedia para aceder a um ‘link’, e em março alertou também os contribuintes para mensagens de correio eletrónicas fraudulentas com o endereço “portal das finanças”.