O Presidente da República defende que é preciso "encontrar um caminho de diálogo" com os professores.
A mensagem foi deixada por Marcelo Rebelo de Sousa à margem da abertura da Festa do Livro em Belém.
Questionado sobre as preocupações em matéria de educação numa altura em que o arranque do ano letivo está à porta, o chefe de Estado aponta a questão dos professores.
“Uma preocupação é que o ano letivo comece bem, outra preocupação – mas pela positiva – é que seja possível encontrar, antes do debate do Orçamento do Estado, um caminho de diálogo com os professores durante o mês de setembro”, disse Marcelo.
Quanto ao arranque do ano letivo, o Presidente da República considera que a colocação de professores em cima do começo das aulas poderá condicionar o início das aulas.
“Os professores têm 15 dias. Vamos lá ver se isso não perturba muito o começo do ano letivo. Espero que não exista [instabilidade] mas admito que o arranque possa ser condicionado pela chegada dos professore e pela sua adaptação à escola a que chegam”, acrescentou.
Vinte mil professores ficaram colocados no ano letivo 2018-2019, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Educação no dia em que foram publicadas as listas de docentes.