O ciclone “Idai”, com ventos de 190 quilómetros por hora, está a aproximar-se de Moçambique. Deverá atingir terra ainda esta quinta-feira à noite, de acordo com as previsões do Serviço de Meteorologia da África do Sul.
A zona da cidade da Beira, a quarta maior do país, está na rota do temporal que pode representar uma ameaça à segurança da população.
Se o ciclone não perder força ao chegar a terra vindo do oceano Índico, são esperados ventos e chuva forte naquela cidade de Moçambique, com cerca de meio milhão de habitantes.
O “Idai” é um ciclone tropical “extremamente perigoso”, que pode representar uma ameaça à vida da população, sobretudo, junto à costa, avança o serviço meteorológico francês.
Os efeitos do mau tempo já se começaram a fazer sentir na cidade da Beira. Através das redes sociais, alguns residentes publicaram imagens de árvores derrubadas e danos em estruturas.
Moçambique já sentiu o efeito de outros poderosos ciclones neste século. Em fevereiro de 2000, o “Eline” matou 350 pessoas e deixou 650 mil sem casa.