​A cultura digital é incontornável. Vaticano publica novo Diretório para a Catequese
25-06-2020 - 12:11
 • Aura Miguel

Documento é o resultado de muito tempo de trabalho e de uma vasta consulta internacional que envolveu todas as conferências episcopais.

Publicado em várias línguas, com 300 páginas e 23 capítulos, o novo Diretório para a Catequese é dirigido especialmente aos bispos e a todos os envolvidos na transmissão da fé, incluindo aos milhões de catequistas espalhados pelo mundo. Este documento é o resultado de muito tempo de trabalho e de uma vasta consulta internacional que envolveu todas as conferências episcopais.

Na apresentação deste novo documento (leia aqui em PDF) coordenado pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, o seu presidente, monsenhor Lino Fisichella, justificou que “o processo de inculturação que caracteriza de modo particular a catequese, sobretudo nos nossos dias, obrigou a uma atenção particular na composição deste novo Diretório”.

E perante o fenómeno da cultura digital, “a Igreja está diante de um grande desafio, que se impõe como global e que obriga todos os que têm responsabilidades na formação a evitar subterfúgios”, acrescentou Fisichella.

Para a Santa Sé, "a presença das várias expressões eclesiais no vasto mundo da internet constitui certamente um facto positivo, mas a cultura digital vai muito para além disso. Ela toca a raiz da questão antropológica decisiva em qualquer contexto formativo, como o da verdade e da liberdade”, adiantou o presidente da comissão para a nova evangelização. Neste contexto, é preciso

adequar a proposta formativa, pois “na época digital, vinte anos são comparáveis, sem exagero, a pelo menos meio século”, concluiu Mons. Fisicchela.

O novo documento estruturado em três partes, aborda múltiplos temas como a formação dos catequistas, os diversos tipos de linguagem, o papel da família, o acolhimento e a inclusão, a realidade dos pobres, o pluralismo cultural e religioso, as questões da ciência e bioética, a conversão ecológica e a realidade do trabalho e empenho social.