D. Manuel Clemente recebido pelo Papa a seu pedido
05-08-2022 - 10:30
 • Ângela Roque

Audiência decorreu numa altura em que várias notícias relacionadas com abusos na Igreja surgiram na imprensa, com críticas às autoridades eclesiásticas por alegadamente não terem reportado às autoridades civis algumas dessas situações.

O Papa Francisco recebeu esta sexta-feira de manhã o Cardeal-Patriarca de Lisboa. O encontro foi pedido por D. Manuel Clemente, segundo confirma uma nota do Patriarcado.

O texto avança que a audiência privada “realizou-se num clima de comunhão fraterna e num diálogo transparente sobre os acontecimentos das últimas semanas que marcaram a vida da Igreja em Portugal”.

Várias notícias relacionadas com abusos na Igreja têm estado sob os holofotes da imprensa, com críticas às autoridades eclesiásticas por alegadamente não terem reportado às autoridades civis algumas dessas situações. É o caso de uma suspeita de abuso, que remonta aos anos 90, e da qual D. Manuel Clemente teve conhecimento mais tarde. Já como patriarca recebeu a vítima, que lhe pediu para que o caso não fosse tornado público.

Foi o Cardeal-Patriarca que criou em Lisboa a primeira comissão diocesana de proteção de menores, em 2019, num exemplo que foi depois seguido por outras dioceses do país.

No final de julho, o Cardeal-Patriarca publicou uma carta aberta reagindo a notícias sobre um caso de abuso de menores por um sacerdote denunciado em 1999.

Nesta missiva, termina dizendo: "Aceito que podemos e devemos fazer sempre melhor", remata o cardeal. "Desde a primeira hora que no Patriarcado de Lisboa dei instruções para que a Tolerância Zero e a Transparência Total sejam regra conhecida de todos."