O Papa aprovou esta quarta-feira a criação da Fundação ‘Fratelli Tutti’, no Vaticano, que visa promover o diálogo com culturas e outras religiões, a partir da encíclica assinada por Francisco em 2020.
O novo organismo “de religião e culto” nasceu dentro da ‘Fábrica de São Pedro’, cujo presidente, o cardeal Mauro Gambetti, vai dirigir a fundação.
“O objetivo é criar, em volta da Basílica de São Pedro e do abraço das Colunas de Bernini, iniciativas ligadas à espiritualidade, arte, educação e diálogo com o mundo”, escreveu Francisco.
Os objetivos da entidade estão definidos no artigo 3.º dos seus estatutos, com fins de “solidariedade, formação e difusão da arte, particularmente da arte sacra”.
A fundação quer ajudar os turistas que passam por São Pedro, através de itinerários espirituais, culturais e artísticos, “favorecer a fraternidade e a amizade social entre Igrejas, diferentes religiões e entre crentes e não crentes”.
Ainda esta quarta-feira, o Papa nomeou um comissário extraordinário para Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, monsenhor Rolandas Makrickas, com a missão de “cuidar da gestão económica e financeira do Cabido da Basílica, agravadas pela pandemia”.