Apesar de as autoridades europeias deixarem de recomendar o uso de máscara a bordo dos aviões a partir da próxima semana, a obrigatoriedade vai manter-se para quem viajar na TAP.
À Renascença, fonte oficial da companhia aérea diz que a transportadora a aérea portuguesa terá em conta a última resolução do Conselho de Ministros que mantém obrigatório o uso de máscara em transportes públicos, incluindo o aéreo.
Recorde-se que Portugal foi o país da União Europeia que mais novos casos de Covid-19 registou por milhão de habitantes na última semana.
Na primeira semana de maio, a DGS confirmou uma média diária de 1.154 novos casos por milhão de habitantes, números superiores aos 827 casos por milhão de pessoas na Alemanha, a Finlândia (com 766) e Itália (696).
Especialistas do Instituto Superior Técnico já alertaram que é muito provável que se esteja a avizinhar uma sexta vaga da doença.
Na quarta-feira, duas agências europeias atualizaram as normas para as viagens de avião, deixando de ser obrigatório o uso de máscara nos aeroportos e dentro dos aviões.
A Agência Europeia para a Segurança da Aviação recorda, no entanto, que os passageiros devem “respeitar as escolhas” de cada passageiro e quem apresentar sintomas como tosse e espirros “deve pensar seriamente em usar máscara”, dado que “a máscara continua a ser uma das melhores proteções contra a Covid-19”.
A mudança das regras, feita em conjunto com o Centro Europeu do Controlo de Doenças, entra em vigor a partir de 16 de maio.