Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
Um trabalhador da construção civil morreu de Covid-19 em fevereiro de 2020 em Belgrado, 10 dias antes de outra pessoa ter morrido em França, no que se pensava até agora ter sido a primeira morte pela doença no continente.
Investigadores sérvios revelaram esta terça-feira que a vítima, um homem de 56 anos que não tinha viajado para o estrangeiro nos tempos antes de ficar doente, foi admitido ao hospital no dia 5 de fevereiro, queixando-se de febre, tosse e falta de ar. Morreu poucas horas depois, tendo sido diagnosticado com pneumonia.
A equipa que voltou agora a investigar a sua morte recorreu a uma colheita de líquido do humor vítreo da vítima, que tinha sido congelado, tendo detetado a presença da Covid-19.
Segundo o patologista forense Milenko Bogdanovic, o estudo publicado na semana passada na revista “Frontiers in Medicine” parece comprovar que a doença já existia na Europa bastante tempo antes de que se pensava anteriormente.
“Provavelmente foi a Covid-19 que causou o surto de pneumonia de origem desconhecida em janeiro e fevereiro de 2020, que foi muito falada na altura”, diz, citado pela Reuters.
Até agora a primeira morte confirmada por Covid-19 na Europa era referenciada como sendo de um cidadão francês, que morreu no dia 15 de fevereiro de 2020. A primeira infeção tinha sido detetada no mesmo país no dia 24 de janeiro.
A Sérvia tinha anunciado o seu primeiro caso oficial no dia 6 de março de 2020.