Um grupo de 20 migrantes provenientes de Malta chegou esta terça-feira a Portugal, que manifestou em janeiro disponibilidade para os acolher, anunciou o Governo em comunicado.
Os migrantes - 19 homens e uma mulher - foram resgatados do mar Mediterrâneo por dois navios de organizações não-governamentais e pela Guarda Costeira de Malta e vão ser acolhidos pelo Conselho Português para os Refugiados, refere um comunicado conjunto dos ministros da Presidência e Modernização Administrativa e da Administração Interna.
Os migrantes são naturais da Costa do Marfim, Egito, Eritreia, Mali, Marrocos, Nigéria, República da Guiné, República Democrática do Congo, Somália e Sudão.
O Governo lembra que a chegada a Portugal de mais 20 migrantes "resulta do compromisso de solidariedade e cooperação europeia assumido por Portugal em matéria de migrações".
Portugal manifestou igualmente disponibilidade para receber até dez migrantes resgatados pelo navio humanitário "Sea Watch III", que se encontrava em Itália com 47 pessoas a bordo.
Em 2018, Portugal acolheu 86 migrantes recolhidos por embarcações humanitárias, segundo o mesmo comunicado.