Bandeira Olímpica chega a Los Angeles, sede dos Jogos de 2028
13-08-2024 - 00:37
 • Reuters

O Comité Olímpico Internacional concedeu a Los Angeles, em 2017, o direito de sediar os Jogos de 2028. Vai ser a terceira vez que LA vai organizar os Jogos na era moderna, depois de ser a sede em 1932 e 1984.

A bandeira Olímpica chegou esta segunda-feira a Los Angeles, onde será hasteada em 2028, quando a cidade recebe os próximos Jogos Olímpicos de verão. A bandeira foi entregue à cidade na cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris, no domingo à noite.

A bandeira chegou a bordo de um avião da Delta Airlines, que transportou atletas e autoridades norte-americanas, pintado com "LA28" e palmeiras na lateral. "California Love", da lenda do hip-hop Tupac Shakur, explodiu em colunas de som na pista do Aeroporto Internacional de Los Angeles quando o avião parou.

A presidente do município de Los Angeles, Karen Bass, desceu do avião vestida com o equipamento vermelho da seleção norte-americana, sorriu amplamente e acenou a bandeira Olímpica antes de descer as escadas para ser recebida pelo governador da Califórnia, Gavin Newsom. O mergulhador olímpico Delaney Schnell, o skater Tate Carew e outros acompanharam Karen Bass.

Bass disse que sentiu um "tremendo orgulho e responsabilidade" ao receber a bandeira Olímpica em Paris no domingo. Enquanto Los Angeles se tem esforçado para sediar uma boa edição, a autarca confessou que os organizadores norte-americanos agora sentem a "necessidade de pôr o pé no acelerador".

O Comité Olímpico Internacional concedeu a Los Angeles, em 2017, o direito de sediar os Jogos de 2028. Vai ser a terceira vez que LA vai organizar os Jogos na era moderna, depois de ser a sede em 1932 e 1984.

Bass reconheceu que Paris estabeleceu um padrão alto como anfitriã olímpica, e que o proliferação de pessoas em situação de sem-abrigo em Los Angeles é um desafio a ser superado. Mas a Cidade dos Anjos tem um ativo de classe mundial que ninguém mais pode reivindicar: "Temos Hollywood, por isso espero muitas oportunidades mágicas", apontou à Reuters, ainda em Paris.

Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Paris entregaram a bandeira aos colegas americanos no domingo, durante a cerimónia de encerramento. O ator Tom Cruise forneceu uma dose de brilho hollywoodesco em Paris, quando desceu do telhado do estádio nacional da França para receber a bandeira.

A saída de Cruise da cerimónia de encerramento de Paris numa moto passou a um vídeo pré-gravado do ator de 62 anos a saltar de paraquedas até ao famoso letreiro de Hollywood, onde se mostraram os anéis olímpicos incorporados no marco de Los Angeles.