O democrata Joe Biden, antigo vice-presidente de Barack Obama, vai anunciar na quinta-feira a sua candidatura a Presidente dos Estados Unidos, avançam a BBC News e a CNN.
Joe Biden, de 77 anos, vai concorrer às primárias do Partido Democrata para depois defrontar Donald Trump nas eleições presidenciais de 2020.
A notícia da candidatura daquele que foi vice-presidente de Obama durante oito anos acaba com meses de especulação e rumores em torno de uma possível candidatura.
Depois de anunciar a candidatura, Biden tem agendado para segunda-feira um encontro com sindicalistas em Pittsburgh, na Pensilvânia, um estado importante que apoiou Trump em 2016, disse uma fonte citada pela agência Reuters.
Nas próximas semanas, o experiente político norte-americano tem deslocações marcadas para os quatro primeiros estados que vão a votos: Iowa, New Hampshire, Carolina do Sul e Nevada.
O Partido Democrata tem quase duas dezenas de candidatos às primárias, com destaque para nomes como Bernie Sanders, Beto O'Rourke, Elizabeth Warren ou Kamala Harris.
Esta será a terceira vez que Joe Biden entra na corrida às primárias do Partido Democrata, depois das derrotas de 1998 e 2008.
Recentemente, o político esteve envolvido numa polémica depois de várias mulheres terem vindo a público queixar-se que Biden as tratou com demasiada proximidade, deixando-as desconfortáveis.
O antigo vice-presidente disse que nunca pretendeu agir de forma desadequada e que vai repensar o seu comportamento.