Perigo máximo de incêndio em 34 concelhos de cinco distritos
11-05-2023 - 07:15
 • Olímpia Mairos , com Lusa

Segundo o IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado, prevendo-se um maior agravamento na segunda-feira.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, esta quinta-feira, trinta e quatro concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra e Santarém em perigo máximo de incêndio rural.

Em perigo muito elevado estão cerca de 80 outros concelhos de Faro, Beja, Lisboa, Coimbra, Lisboa, Leiria, Santarém, Viseu, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Aveiro, Vila Real e Bragança.

Vários concelhos de todos os distritos do continente, à exceção do Porto, encontram-se em perigo elevado de incêndio.

Segundo o IPMA, este perigo de incêndio vai manter-se elevado, prevendo-se um maior agravamento na segunda-feira.

Desde o início do ano, as 2.646 ocorrências de fogo já afetaram 7.709 hectares de espaços rurais.

Para esta quinta-feira, o IPMA prevê no continente céu pouco nublado ou limpo, vento moderado do quadrante norte, soprando forte e com rajadas até 80 quilómetros por hora no litoral oeste, no barlavento algarvio e nas terras altas e acentuado arrefecimento noturno.

Na Grande Lisboa, as previsões apontam para céu pouco nublado ou limpo, vento moderado (25 a 35 km/h) de norte, soprando forte (até 45 km/h) e com rajadas até 75 km/h, em especial junto ao Cabo Raso e a partir da tarde e acentuado arrefecimento noturno.

Para o Grande Porto, prevê-se céu pouco nublado ou limpo, vento moderado (20 a 30 km/h) de norte, soprando por vezes forte (até 40 km/h) e com rajadas até 70 km/h na faixa costeira a partir da tarde e acentuado arrefecimento noturno.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 6 graus Celsius (Bragança) e os 17 (em Faro) e as máximas entre os 19 (na Guarda) e os 31 (em Faro).