O compositor norte-americano Angelo Badalamenti, conhecido por colaborar com o cineasta David Lynch em "Blue Velvet", "Twin Peaks" e "Mulholland Drive", morreu no domingo aos 85 anos.
Badalamenti morreu de causas naturais junto da sua família em casa em Lincoln Park, em Nova Jérsia, nos Estados Unidos, adiantou a sua sobrinha Frances Badalamenti ao jornal The Hollywood Reporter, esta segunda-feira.
A informação foi depois corroborada pela sua agente e amiga, Laura Engel, da Kraft-Engel Management, ao Los Angeles Times.
"A família do compositor Angelo Badalamenti confirma que ele faleceu em 11 de dezembro de causas naturais cercado pela sua família. Ele era um marido, pai e avô amoroso", disse.
Badalamenti era um colaborador de longa data de Lynch, mas a sua banda sonora estende-se por outros filmes como "The Wicker Man" (2006), de Neil LaBute, "Pesadelo em Elm Street III" (1987) e o documentário de 2019 "Koi", sobre o tsunami de 2011 que atingiu o Japão.
Na sua colaboração com Lynch, o compositor ganhou um Grammy de Melhor Performance Pop Instrumental por "Twin Peaks Theme", da série "Twin Peaks" (1990).
Numa aparente referência à morte de Badalamenti, David Lynch disse, esta segunda-feira, no seu habitual vídeo diário no Youtube, que "hoje, não há música".
O compositor também trabalhou com vários músicos durante a sua longa carreira, de Nina Simone, Nancy Wilson, Shirley Bassey, Patti Austin, David Bowie, Paul McCartney, Marianne Faithfull, Liza Minnelli, Mel Tillis e Roberta Flack a Pet Shop Boys, Anthrax, Dolores O"Riordan, Tim Booth e LL Cool J.
Nascido em Nova Iorque em 22 de março de 1937, Badalamenti começou a ter aulas de piano aos 8 anos e obteve o diploma de bacharelato em 1958 e o mestrado em 1959 pela Manhattan School of Music.