A presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF), Ema Paulino, explica na Renascença como vai decorrer a campanha de vacinação contra a gripe sazonal e a covid-19.
Atualmente, existem mais de seis mil profissionais com competência farmacêutica em administração de vacinas e medicamentos injetáveis, distribuídos por mais de 2.300 farmácias. A lista de farmácias aderentes ainda vai ser disponibilizada.
Quando começa e a quem é destinada?
A campanha de vacinação terá início na segunda quinzena de setembro e destina-se a pessoas com 60 ou mais anos e grupos de risco. Ao todo são cerca de dois milhões de utentes.
Pode receber a vacina da covid-19 desde que não tenha contraído a doença nos últimos três meses ou tenha sido vacinado contra o novo coronavírus no mesmo período de tempo.
Posso agendar as vacinas nas farmácias?
Ema Paulino explica que os utentes vão poder agendar a toma das vacinas contra a gripe sazonal e a covid-19 através de um site ou diretamente nas farmácias. Também poderá haver, nalguns casos, a modalidade “Casa Aberta”.
As farmácias estão a "proporcionar várias opções para as pessoas poderem fazer o agendamento da vacinação, através de um site na internet onde poderão selecionar a farmácia de preferência e escolher um dia e uma hora para a vacinação ou identificar o dia e a hora e depois selecionar uma farmácia".
Os utentes poderão também falar diretamente com a farmácia para fazer o agendamento e será possível que algumas farmácias também poderão disponibilizar o regime de casa aberta, sem marcação prévia, reforça Ema Paulino.
Como se desenrola o processo de vacinação?
Nestas declarações à Renascença, a presidente da ANF explica que o processo começa com a consulta do boletim de vacinas eletrónico.
“As pessoas que estejam elegíveis, e isso vai ser confirmado através da consulta do boletim de vacinas eletrónico que cada pessoa tem, essa consulta é feita pelo farmacêutico, que verifica se a pessoa tem mais de 60 anos e se o intervalo que decorreu desde a toma da última vacina permite fazer a administração da vacinação da covid-19 e da gripe, a pessoa fará essa administração da vacina na farmácia.”
Tenho que pagar?
De acordo com Ema Paulino, os utentes não pagarão “por esse serviço e pela administração das vacinas” nas farmácias comunitárias.
“E nós fazemos o registo diretamente no boletim de vacinação e a pessoa fica com o registo eletrónico atualizado”, sublinha.
Posso tomar as duas vacinas ou só uma?
As pessoas poderão tomar as duas vacinas, da gripe sazonal e da covid-19, em simultâneo, se estiverem ilegíveis, adianta a presidente da ANF.
Pode haver casos de pessoas que não estão ilegíveis para as duas vacinas, nomeadamente doentes que tenham contraído covid-19 há menos de três meses ou porque o tempo que decorreu desde a toma da última vacina covid-19 também não é superior a três meses. Nesse caso poderão ser vacinadas apenas contra a gripe sazonal.
Os utentes também podem optar por tomar apenas uma das vacinas, mas Ema Paulino destaca os benefícios das vacinas da gripe e covid-19 para pessoas com mais de 60 anos.
Haverá um período de recobro de 15 a 30 minutos após o utente receber as vacinas, sublinha a presidente da ANF.