O programa Quadratura do Círculo, da SIC Notícias, vai terminar. O plano prevê apenas mais duas emissões - a última será a 24 de janeiro.
Citado pelo DN, o diretor de Informação da estação televisiva, Ricardo Costa, confirmou o fim do programa de debate político, moderado por Carlos Andrade e que tem como comentadores José Pacheco Pereira, Lobo Xavier e Jorge Coelho.
Ricardo Costa acrescentou que o fim do programa, emitido pela SIC desde 2004, se deve "a várias alterações na grelha". Com a mudança de instalações de Carnaxide para Paço de Arcos, no final do mês, "faz mais sentido fazer agora".
"O programa Quadratura do Círculo foi sempre importante para a SIC Notícias e faz parte da sua história, mas vamos apostar em novos formatos", acrescentou o diretor de Informação, sem, contudo, adiantar se o programa será substituído por outro do mesmo género.
O elenco do programa foi informado do final da emissão n semana passada. Contactado pelo DN, Carlos Andrade não quis comentar.
O programa teve origem na TSF, no final dos anos 1980. Chamava-se "Flashback" e era transmitido ao domingo, moderado por Emídio Rangel e com a participação de José Magalhães, José Pacheco Pereira e Vasco Pulido Valente. Este seria substituído por Miguel Sousa Tavares e, depois, por Nogueira de Brito.
Ainda com o nome "Flashback", já nos anos 90, passou a ser transmitido também na televisão, na SIC. Deixou de ser emitido pela TSF em 2003.
O formato de debate político passou para SIC Notícias em janeiro de 2004, com o nome Quadratura do Círculo, levando então Carlos Andrade para a moderação e Lobo Xavier para o lugar de Nogueira de Brito.
Ao longo do tempo houve alterações no painel de comentadores: o socialista José Magalhães foi substituído por Jorge Coelho e este, em 2008, deu lugar a António Costa. Com eleição de Costa para líder do PS, Jorge Coelho regressou ao programa.