A imagem da Virgem Peregrina de Fátima vai continuar a percorrer vários continentes para levar “esperança em tempos de pandemia”.
O Santuário de Fátima indica que após vários adiamentos e cancelamentos por causa da Covid-19, estão previstas cerca de 15 viagens da Imagem da Virgem Peregrina de Fátima, em Portugal, Espanha, Itália, Nicarágua, Argentina, Brasil, Burkina Fasso e Chile.
A novidade será a “ida da Imagem da Virgem Peregrina N.º 8, à Diocese de Kaya, Burkina Faso”, uma peregrinação que esteve prevista em 2020, mas que foi adiada para este mês de janeiro.
Já a imagem da Virgem Peregrina N.º 6 encontra-se na Nicarágua, desde janeiro de 2020, e segundo o Santuário de Fátima “vai fazer um percurso que passa por nove dioceses do país e cerca de 360 paróquias. Uma viagem que vai prolongar-se ao longo de julho 2021, mesmo depois de terminado o Jubileu Mariano no país, decidido pelo Papa Francisco”.
“Esta viagem é uma das mais significativas, dado o ambiente de guerra em que o país tem estado sucessivamente mergulhado e por se tratar da primeira vez que uma imagem de Fátima estará neste país da América Central, embora os primeiros esforços nesse sentido datem de 1982. Questões externas à igreja impediram a deslocação na altura”, sublinha o santuário.
Em Portugal, a Imagem da Virgem Peregrina N.º 2 vai estar na Diocese de Coimbra, nas paróquias de Botão, Brasfemes, Souselas e Torre de Vilela, de 1 de maio a 10 de junho, deslocando-se, depois de 15 de junho a 30 de junho, para a paróquia de Roliça, na Diocese de Lisboa.
Ainda na Diocese de Lisboa, as paróquias de Alhandra e S. João dos Montes vão receber a Imagem da Virgem Peregrina N. º5, no mês de maio.
A agenda de deslocações das diferentes imagens da Virgem Peregrina de Fátima “pode sofrer alterações, face aos acontecimentos da emergência sanitária que o mundo enfrenta”, informa o Santuário de Fátima.
Feita segundo indicações da Irmã Lúcia, a primeira Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi oferecida pelo bispo de Leiria e coroada solenemente pelo arcebispo de Évora, em 13 de maio de 1947. A partir dessa data, a Imagem percorreu, por diversas vezes, o mundo inteiro, levando consigo uma mensagem de paz e amor.