Trânsito da VCI é consequência da "falta de gestão" da rede de trânsito do Porto, diz especialista
04-10-2024 - 08:00
 • Jaime Dantas

O especialista em transportes Álvaro Costa defende a "diminuição do valor das portagens na CREP e na A4", mas avisa " o que neste momento está a ser feito é precisamente o contrário".

Os problemas de trânsito na Via de Cintura Interna (VCI) são uma questão abordada há vários anos, mas a "gestão irracional" da autoestrada continua, diz à Renascença especialista em transportes Álvaro Costa.

Apesar de reforçar que "uma estrada só cria valor se tiver tráfego", o professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto atribui a responsabilidade deste problema ao "tráfego inútil" que "agrava o congestionamento".

Por isso, Álvaro Costa defende que "a lógica do sistema terá de ser feita diminuindo o valor das portagens na CREP e na A4 e, se houver uma questão de receita, taxar as radiais".

"O que neste momento está a ser feito é precisamente o contrário", aponta.

"Isto é uma manta de retalhos em que não se está a ver de forma global como é que se deve equilibrar as redes. Tem de haver alguém, um órgão político, um órgão técnico, tem de haver alguém que gira isto, porque neste momento não o está a ser", sublinha.

Para Álvaro Costa, a melhoria da gestão da infraestrutura "pode não resolver o problema" do congestionamento da VCI, mas é um passo essencial "para, depois, perceber o que é que vamos fazer para repor o equilíbrio" do trânsito.