Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
Já está disponível o autoagendamento para a toma simultânea da terceira dose da vacina contra a Covid-19 e, também, da vacina da gripe, informa o Ministério da Saúde em comunicado.
“Basta, para isso, que acedam ao Portal Covid-19”, pode ler-se na nota, que acrescenta que o autoagendamento das pessoas com mais de 70 anos “irá decorrer a partir de segunda-feira, dia 8 de novembro”.
A tutela ressalva que “no Portal Covid-19 será agendada a administração das duas vacinas em simultâneo, mas no Centro de Vacinação o utente poderá optar pela toma de apenas uma delas”.
O método de convocatória é, em tudo, semelhante ao da primeira fase da campanha de vacinação contra o novo coronavírus, sendo os utentes convocados através de uma SMS para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a Covid-19 ou apenas para a vacina contra a gripe.
O Ministério da Saúde esclarece, ainda, que “a partir da próxima segunda-feira, as pessoas com 80 ou mais anos poderão deslocar-se a um Centro de Vacinação em regime de Casa Aberta e pedirem para ser vacinadas com a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 e/ou com a vacina contra a gripe”.
Contudo, antes de se dirigirem ao centro de vacinação, “devem consultar o horário da ‘Casa Aberta do centro de vacinação da sua residência e procurar, sempre que possível, os períodos da tarde, que têm geralmente menos afluência”.
Numa altura em que 86% da população completou a vacinação primária contra a Covid-19, 315 mil pessoas já tomaram a dose adicional da vacina contra o vírus SARS-CoV-2, 740 mil já tomaram a vacina da gripe e 193 mil tomaram ambas as vacinas em co-administração.