Um grupo de 32 músicos da Orquestra Gulbenkian juntou-se para tocar, cada um em sua casa, um excerto da Sinfonia nº 40 de Mozart.
“Já que o Grande Auditório está em silêncio, usamos este palco para partilhar a grande arte da nossa orquestra. 32 músicos interpretam um excerto da Sinfonia n.º 40 de Mozart, a partir de casa, com esperança num reencontro muito em breve”, lê-se no site da Gulbenkian, onde o vídeo está disponível.
Em março, a Fundação anunciou a suspensão de toda a sua programação até ao final de maio, devido à pandemia de Covida-19 em POrtugal.
Na altura, a Gulbenkian relembrava a todos os que querem manter uma relação cultural com a instituição, a partir de suas casas que “o público poderá aceder livremente a concertos, visitas virtuais e outras propostas através da página web e das redes sociais da Fundação Gulbenkian”.
A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 167 mil mortos e infetou mais de 2,4 milhões de pessoas em todo o mundo.
Em Portugal, morreram 735 pessoas das 20.863 registadas como infetadas, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.
Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.