O relatório de averiguação da fuga de cinco reclusos da cadeia de Vale de Judeus, ocorrida a 7 de setembro, foi entregue na manhã desta quinta-feira à ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice.
Segundo revelou à Renascença fonte do Ministério da Justiça, o relatório foi realizado pelo Serviço de Auditoria e Inspeção (SAI) da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).
A mesma fonte disse ainda que o relatório de averiguação foi realizado por um magistrado do Ministério Público e que o seu “conteúdo tem caracter reservado”.
O documento foi recebido por Rita Alarcão Júdice e pela secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Maria Clara Figueiredo, que "o vão analisar e retirar conclusões, a anunciar brevemente".
Este relatório de averiguação sobre os contornos da fuga dos cinco reclusos foi pedido pela ministra da Justiça a 10 de setembro e tinha cerca de 30 dias, como prazo para a sua conclusão.
Na altura, Rita Alarcão Júdice ordenou também uma auditoria à segurança de todas as cadeias portuguesas.
Quanto aos fugitivos, dos cinco apenas um foi capturado. Trata-se de Fábio Loureiro que tinha fugido para Marrocos. Foi detido em Tânger exatamente um mês depois da fuga da cadeia de Vale de Judeus, aguardando agora o processo de extradição.