O PS Açores vai votar contra o programa do Governo Regional dos Açores que será apresentado pelo PSD Açores.
O anúncio foi feito esta sexta-feira por Vasco Cordeiro, que caracterizou a estratégia de José Manuel Bolieiro de uma "armadilha política que só os ineptos e ingénuos poderão ponderar cair".
O socialista refere que a estratégia do PSD Açores exigir "um sentido de responsabilidade pela estabilidade" e tentar que o PS viabilizasse o programa do Governo Regional é "uma tentativa desesperada de se livrar de alguém que se tornou demasiado forte", referindo-se ao Chega.
O PS Açores realça que Bolieiro "fracassou no seu objetivo de alcançar a maioria absoluta" em parte por causa de quem votou nos socialistas. Ou seja, o PS viabilizar um Governo Regional liderado por PSD, CDS-PP e PPM seria uma "subversão política da vontade dos açorianos".
"O principal partido de oposição seria o Chega e o PS passava a ser muleta", defende Vasco Cordeiro.
O socialista diz que outra decisão "condicionaria a liberdade de decisão do PS Açores" que seria obrigado, na sua ótica, a viabilizar os orçamentos anuais do Governo Regional.
"A instabilidade é a responsabilidade de quem criou o quadro político que vivemos hoje e alimentou a sua dependência da extrema-dirieta. Há política nacional a mais e Açores a menos", aponta.