A dez dias do referendo pela permanência ou saída do Reino Unido da União Europeia, o jornal diário com maior tiragem toma partido. O diário tablóide “The Sun” enche a primeira página desta terça-feira com um apelo ao voto pela saída da União Europeia.
Na manchete lê-se “Acreditem na Grã-Bretanha", mas com um trocadilho na palavra "Believe", que aparece escrita "BeLeave" ("leave" significa "partir").
No editorial, a direcção do diário escreve que está na hora de os britânicos se livrarem da “ditadura de Bruxelas”. Após 43 anos de permanência, a União Europeia tem-se revelado “gananciosa, gastadora e incompetente”, argumenta-se.
O apoio do “The Sun” é mais um obstáculo para os adeptos da permanência, incluindo tanto o Governo como o principal partido da oposição, e surge no mesmo dia em que uma sondagem dá conta de um avanço de sete pontos percentuais para o “brexit”, ou seja, a saída da União Europeia.
Entre os eleitores sondados pelo YouGov, 46% querem abandonar a União Europeia enquanto apenas 39% desejam permanecer, com os restantes indecisos. Uma outra sondagem divulgada na segunda-feira pelo “Telegraph” dá uma vantagem mais curta para o “brexit”, com 49% a optar pela saída e 48% a querer permanecer.