É uma tendência que veio para ficar: combater o desperdício alimentar. Nesta luta as tecnologias podem dar uma ajuda.
Há, por exemplo, três aplicações que funcionam de forma semelhante: a Phenix, a Too Good to Go e a Fair Meals. Depois dos habituais registos, a ideia é navegar pelas ofertas disponíveis, ofertas que podem ser produtos alimentares de restaurantes, cafés e pastelarias, entre outros, que não conseguiram vender tudo num determinado dia e que não podem vender no dia seguinte.
Outra ferramenta de combate ao desperdício é o site Good After. É como se fosse um supermercado com a diferença que no Good After os produtos que estão à venda aproximam-se do fim do prazo ou foram retirados do mercado porque houve mudança de imagem, por exemplo. Pode comprar mercearias, detergentes, produtos para animais e quase tudo o que possa imaginar. Este este site não tem sempre os mesmos produtos disponíveis, portanto aconselha-se a ir espreitando regularmente.
A quinta sugestão na realidade está um pouco adormecida, mas a ideia é boa. Chama-se Olio e é uma plataforma virada para as comunidades locais, a vizinhança. Por exemplo, vai de férias e tem na despensa comida que vai ficar fora de prazo. Pode disponibilizar nesta plataforma e quem quiser aproveitar fica com aquilo que em sua casa não faz falta.