É inaugurada neste domingo a maior ponte pedonal suspensa do mundo: a "516 Arouca", uma travessia a 175 metros de altura, que atravessa o rio Paiva, tem pouco mais de um metro de largura e um vão de 516 metros, que dá nome à ponte.
“É uma ponte surpreendente e simultaneamente desafiadora. 516 metros de extensão – é o maior vão, neste momento, ao nível mundial de gravil metálico, de cabos de aço, de pendurais”, diz à Renascença a presidente da Câmara de Arouca.
Olhando à volta, Margarida Belém descreve “a envolvente magnífica: o rio Paiva, a cascata das Aguieiras, os Passadiços do Paiva”. E admite: “é um desafio ultrapassar esta ponte”.
A autarca, que “ao longo destes dois anos” já deu “muitos passos” nesta travessia, não tem vertigens, mas considera que esta pode ser “uma forma de superar” essa dificuldade.
A ponte está aberta aos residentes do concelho desde quinta-feira (29 de abril) e, depois a inauguração, abre ao público em geral na segunda-feira, dia 3 de maio, sempre mediante aquisição prévia do bilhete na internet.