Nuvem de enxofre provoca lesões oculares em criança de 10 anos
16-02-2017 - 10:47

É o primeiro caso de intoxicação. O menor foi atendido nas urgências.

A nuvem tóxica em Setúbal terá provocado lesões oculares numa criança de 10 anos, que foi atendida na noite de quarta-feira nas urgências do hospital São Bernardo.

Segundo a SIC Notícias, é o primeiro caso de intoxicação decorrente do incêndio na fábrica da Sapec Agro. O dióxido de enxofre libertado, em contacto com a água ou humidade, transforma-se em ácido sulfúrico, provocando lesões e queimaduras.

Milhares de alunos ficaram esta quinta-feira em casa. A Câmara de Setúbal mandou encerrar todas as escolas, de todos os graus de ensino, no concelho face às recomendações da Direcção-Geral da Saúde devido à poluição provocada pelas chamas.

A DGS aconselhou os habitantes da península de Setúbal a protegerem-se devido a elevados níveis de dióxido de enxofre no ar, esclarecendo que crianças, idosos e doentes com problemas respiratórios crónicos ou cardiovasculares não devem sair de casa e fechar as janelas.

Inicialmente, as autoridades previam que os valores da qualidade do ar normalizassem até ao final de terça-feira. Contudo, uma mudança na direcção de vento levou para a cidade a nuvem tóxica.

Esta alteração da qualidade do ar foi detectada em várias localidades e chegou até ao Porto.

O incêndio na fábrica da Sapec Agro fez até agora seis feridos com queimaduras ligeiras que, entretanto, já tiveram alta hospitalar.

O fogo que deflagrou na terça-feira de madrugada, num armazém em Mitrena, foi dado como extinto esta quinta-feira.