A Associação de Bombeiros de Freixo de Espada à Cinta vai sortear... uma propriedade com 400 metros quadrados.
O imóvel, situado na Rua da Amargura, na aldeia de Ligares, foi recebido por testamento de uma benemérita, em 2010. Sem destino a dar ao edifício e para prevenir a sua deterioração, um sorteio foi a solução encontrada.
"Trata-se de património para o qual a associação não tem um desfecho", explica o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Freixo de Espada à Cinta (AHBFEC), Edgar Gata, em declarações à agência Lusa.
A casa chegou a estar à venda em 2021, mas a população local revoltou-se e a ideia acabou por ser abandonada. A associação não tem "disponibilidade financeira" para recuperar o imóvel e torná-lo num museu, como pedido em testamento. Apesar disso, não quer que entre em degradação, pelo que se justifica adotar esta "solução inédita".
O sorteio vai realizar-se por ocasião da celebração do 95.º aniversário da AHBFEC. Cada rifa custa cinco euros e a associação conseguiu já angariar três mil euros.
O sorteio terá como segundo prémio uma estadia em Freixo de Espada à Cinta, durante uma semana, para duas pessoas.
O terceiro prémio é composto por um conjunto de 48 garrafas de vinho do Douro.
Quem quiser tentar a sua sorte terá de entrar em contacto com a Associação de Bombeiros de Freixo de Espada à Cinta. O sorteio deverá acontecer em setembro de 2023 em ato público.