O eurodeputado socialista Francisco Assis decidiu antecipar para sexta-feira à noite, também na Mealhada, o encontro de militantes que pretendem formar uma corrente interna de contestação a um Governo PS com suporte do PCP e BE.
Este encontro foi confirmado à Renascença por fonte próxima de Francisco Assis, depois de ter desmarcado um almoço de apoiantes no sábado, na Mealhada (distrito de Aveiro), por coincidir com a realização da Comissão Nacional do PS.
De acordo com membros desta tendência do PS que se opõe à formação de um Governo de frente de esquerda, "estando cerca de quatro centenas de militantes já inscritos para o almoço de sábado", entretanto cancelado, importava aproveitar este movimento e a solução foi antecipar em um dia o encontro.
Por outro lado, considerou-se essencial haver uma reunião deste grupo, que defende que o PS deverá assumir-se como oposição responsável a um executivo PSD/CDS, para definir a posição a tomar nas reuniões da Comissão Nacional de sábado e da Comissão Política de domingo.